13 de nov. de 2011

O caminho da luta e o caminho da entrega

“A transcendência da miséria e da confusão da vida pode ocorrer ou através da entrega ou através da luta – contanto que ambos sejam feitos com totalidade” (Osho)

A verdadeira entrega não é contrária a luta.
A verdadeira entrega é ausência de luta.

Basicamente você quer lutar, mas existem situações nas quais você não pode lutar, ou talvez você tenha chegado ao próprio fim da sua energia de luta. Aí então, para encobrir a sua derrota, você começa a pensar em se entregar. A sua entrega não é verdadeira, é falsa.
A primeira coisa a se lembrar é que a atitude básica do ser humano é lutar.
Lutar é uma atitude básica, porque isso alimenta o ego. Quanto mais você luta, mais o seu ego se torna mais forte. Se você sair vitorioso, o ego tem grande alegria. Você fica dando vida ao ego pelas suas vitórias. Mas, por outro lado, à medida que o ego se torna mais forte, o seu ser vai se afastando cada vez para mais longe de você.
À medida que seu ego se torna mais forte, você vai perdendo a si mesmo. Você pode estar lutando e saindo vitorioso, não sabendo absolutamente que não se trata de um ganho, mas de uma perda.
Ensina-se a todas as crianças a lutarem, de diferentes maneiras. A competição é uma luta, ser o primeiro da classe é uma luta, ganhar um troféu num jogo é uma luta...
Essas coisas são preparações para a sua vida. Depois se luta numa eleição, luta-se por dinheiro luta-se por prestígio. Toda essa sociedade está baseada em lutas, competição, briga, na colocação de cada indivíduo contra o todo.
Entrega significa nenhuma competição, nenhuma briga, nenhuma luta... Simplesmente relaxar com a existência, aonde quer que ela conduza.
Sem tentar controlar o seu futuro, sem tentar controlar as conseqüências, mas permitindo-as acontecerem... Sem nem pensar nelas.
A entrega está no presente; as conseqüências estão no amanhã. E a entrega é uma experiência tão deleitosa... Um total relaxamento, uma profunda sincronicidade com a existência.
Nós temos sidos educados, durante milhões de anos, para lutar.
A entrega não foi ensinada às pessoas, porque ela vai contra toda a estrutura da sociedade - que é baseada na competição e na luta, onde todos são seus inimigos. Até mesmo seu amigo é seu inimigo, até mesmo a sua esposa é sua inimiga, até mesmo os seus filhos são seus inimigos... Porque todos estão tentando arrancar de você tanto quanto possível.
E a mesma coisa, você está tentando fazer. O mundo de miséria é criado, porque todo mundo está arrancando as coisas dos outros. Não se trata de uma existência pacífica, silenciosa, amorosa - nós ainda somos bárbaros e animalescos.
A entrega é uma abordagem totalmente diferente. Seu primeiro passo é o abandono do ego, lembrando-se de que nós não estamos separados da existência: contra quem então estão lutando?
Você não é separado das pessoas: contra quem então você está lutando? Contra si mesmo... E esta é a raiz causal da miséria. Seja contra quem for que você esteja lutando, você está lutando consigo mesmo - porque não há nenhum outro.
A entrega é uma profunda compreensão do fenômeno de que nós somos parte de uma só existência.
E o todo é vasto, imenso. A sua compreensão ajudará você a seguir com o todo, aonde quer que ele vá. Você não possui uma meta separada do todo, e o todo não tem nenhuma meta. Ele não está indo a algum lugar. Ele está simplesmente acontecendo aqui.
A compreensão da “entrega” o ajuda a ficar simplesmente aqui, sem quaisquer metas, sem nenhuma idéia de alcançar, sem nenhum conflito, batalha, luta, sabendo que seria lutar contra si mesmo -  que é simplesmente tolice.
A entrega é uma profunda compreensão.
E aí então, vem um silencioso relaxamento, fluência com o rio, nenhuma ansiedade, nenhuma angústia... Porque você não está separado da totalidade, sendo assim, seja o que for que vá acontecer, vai ser bom.
Apenas deixe a entrega afundar dentro do seu coração, e você descobrirá uma nova dimensão desabrochando, na qual cada momento é uma alegria, na qual cada momento é uma eternidade em si mesmo.

Um comentário:

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.