Meditação 02
Observe o ponto de virada entre as duas respirações
No
momento em que a respiração se move para fora e, novamente, no momento em que a
respiração se move para dentro – através dessas duas mudanças, perceba...
A inspiração e a expiração formam um
círculo. Então, a respiração entrando e a respiração saindo não são duas
respirações, é uma respiração.
A mesma respiração que entra, sai;
assim, ela tem de ter um ponto de virada lá dentro – deve haver um ponto onde a
inspiração se torna expiração.
Por que colocar tal ênfase sobre a
virada? Porque percebendo as viradas você perceberá o eu.
Se você sabe dirigir, você conhece as
marchas. Cada momento que você troca de marcha, você tem que passar pelo ponto
morto, que não é de modo algum uma marcha – esse ponto morto é um ponto de
virada.
Observe, então, a sua respiração nesse
ponto de virada.
Nesse território neutro, você não é
nem corpo nem mente, nem físico nem mental, porque o físico é uma marcha do seu
ser e o mental é outra marcha do seu ser. Você continua se movendo de marcha
para marcha, mas você tem que ter um ponto morto, onde você não é nem corpo,
nem mente. Em tal ponto morto, você simplesmente existe: você é simplesmente
uma existência – pura, simples, sem forma, sem mente.
É por isso que existe a ênfase na
virada.
O corpo é um grande invento mecânico –
o maior deles. Essas técnicas estão relacionadas, em muitos pontos, com o
mecanismo de seu corpo e o mecanismo de sua mente, mas a ênfase será sempre
naqueles pontos onde, de repente, você não é parte do mecanismo.
Existem momentos nos quais você muda
as marchas.
Por isso fique atento à virada. Mas
ela é uma virada muito rápida: uma observação muito minuciosa será necessária.
E nós não temos nenhuma capacidade de observação. Nós não conseguimos observar
nada.
Se eu digo para você: “Observe esta
flor; observe esta flor que lhe dou.”, você não consegue observá-la. Por um
simples momento, você a verá e então começará a pensar em algo mais – então
você se moveu.
Observação significa permanecer sem
palavras, sem verbalização, sem burburinho interior – apenas permanecendo. Se
você puder permanecer com uma flor por três minutos, completamente, sem nenhum
movimento da mente, a coisa acontecerá – o despertar da consciência é possível.
Mas nós não somos de forma alguma
observadores. Nós não estamos conscientes, não estamos alertas; nós não podemos
prestar atenção a nada. Nós simplesmente vamos saltando.
Nossa mente é simplesmente a evolução
da mente do macaco. Assim, o macaco vai se movendo. Ele vai saltando de cá pra
lá. O macaco não pode sentar-se quieto.
É por isso que Buda insistia tanto no
apenas sentar-se sem nenhum movimento, porque, então, a mente macaca não tem
permissão para continuar seu caminho.
Mas não existe a necessidade de
sentar-se como uma estátua por muitos anos. Se você puder observar a virada de
sua respiração sem nenhum movimento da mente, você entrará. Você entrará em si
mesmo, ou dentro do além-interno.
Perceba, então, que essas viradas são
importantes porque, na virada, a respiração o deixa mover-se em uma direção
diferente.
A respiração estava com você quando
ela entrou; ela estará com você novamente, quando ela sair.
Mas, no ponto de virada, ela não está
com você e você não está com ela. Nesse momento, a respiração é diferente de
você e você é diferente dela: se a respiração é vida, então, você é morte; se a
respiração é seu corpo, então você é não corpo; se a respiração é mente, então,
você é não mente... Naquele momento.
Observe o ponto de virada, porque,
nesse momento, você pode facilmente se tornar consciente de quem você é. O que
é este ser? O que é ser? Quem está dentro desta casa do corpo? Quem é o mestre?
Eu sou apenas a casa, ou existe algum mestre também? Eu sou apenas o mecanismo,
ou alguma coisa mais também penetra esse mecanismo?
Nesse intervalo de mudança, Shiva diz:
perceba. Ele diz apenas fique alerta da virada e você se torna um ser desperto.
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