19 de dez. de 2011

Viaje sozinho


Sutra 27

Ele não se deixa ficar com aqueles que têm um lar
nem com aqueles que se extraviaram
Sem querer nada, ele viaja sozinho.

A ênfase de Buda recai muito mais no fato da sua solitude: Ele quer que você fique ciente dela. Uma vez que esteja ciente dela, você ficará surpreso com a beleza, com a alegria dela.
Você não ficará assustado; você se regojizará com ela, porque há uma liberdade, há um êxtase, há uma pureza e uma inocência nela. E por que ansiar por segurança?

A vida é insegura por natureza; assim, trata-se de simples lógica: os que querem ser mais vivos têm de viver na insegurança. Quanto maior a insegurança, maior será a vivacidade.

Voltar a Descoberta do Buda

Um comentário:

  1. Aqueles que buscam tanto a segurança, estão preparando para si uma gaiola, pois quanto mais segurança mais prisioneiro estaremos, porque quem dará a segurança à ave que voa? onde o pássaro fica seguro? certamente não é quando está voando, primeiro ele precisa parar de voar e quando ele fizer isso precisa pousar em algum lugar, esse lugar será mais seguro que voando no ar? se mesmo voando corremos o risco de outra ave maior atacar? se deixamos de voar por medo, então quando for imprescindível voar, nossas asas não estarão aptas pra isso.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.