8 de jan. de 2014

Você não é necessário


Osho diz: “Você não é necessário”

O caminho da mente humana é e será sempre escolher a ocupação ao invés da desocupação. Mesmo que a ocupação seja dolorosa, mesmo que seja um sofrimento, a mente prefere estar ocupada ao invés de desocupada – porque desocupada, você começa a sentir que está se dissolvendo.
Os psicólogos dizem que quando as pessoas se retiram de seus trabalhos, de suas ocupações, de seus serviços, morrem cedo. Antes de morrer, já começam a morrer, Não há mais ocupação, elas estão desocupadas.
Quando você está desocupado começa a se sentir inútil, começa a sentir que não é necessário; que sem você o mundo pode continuar com toda facilidade – torna-se consciente que o mundo continuará maravilhosamente. Nada mudará. Você se sente descartado. Jogado num monte de lixo, você vem a compreender que o jogo continua, que ninguém pensará em você. Ou melhor, poderão até se sentir aliviados – Isso despedaça o ego - você não é necessário.
No momento em que sente que não é necessário o ego fica agitado – porque ele existe apenas quando você é necessário. Assim, as pessoas querem estar ocupadas. Com isto ou aquilo, elas têm de permanecer ocupadas. Devem prosseguir na ilusão de que são necessárias.
A meditação é um estado de desocupação da mente. É um profundo retiro. Não é um retiro superficial. É um retiro profundo, íntimo, verdadeiro – um abandono – um abandono da ocupação.
Então começará a sentir que este anseio por ser necessário é tolo, estúpido. O mundo continuará muito bem sem você.
Se você compreender isto se tornará uma libertação. Desocupado, de repente, você percebe um profundo vazio. E nesse vazio você perceberá que o passado não existe mais e que o futuro ainda não chegou, e estará à vontade no momento presente, livre do desejo. Nesse estado, você desiste de todas as ansiedades e arrependimentos, abandona todos os desejos que aprisionam e rompe as correntes que impedem a sua liberdade. O resultado é uma vida de paz e alegria.

2 comentários:

  1. Vivenciei esse estado senti o verdadeiro abandono senti a iluminação porém.. ..perdi de vista até então...

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.