1 de out. de 2013

Alegremente



Sutra:
Aquele que quer despertar
extingue seus desejos alegremente.

O que Buda quer dizer com “desejo”? Desejo significa toda a sua mente. Desejo significa não estar aqui – agora. Desejo significa andar num lugar no futuro, que ainda não existe. Desejo significa mil e um modos de escapar do presente. Desejo equivale à mente, Na terminologia de Buda, desejo é mente.
E desejo também é tempo. Quando eu digo “desejo também é tempo”, eu não quero dizer o tempo do relógio, quero dizer o “tempo psicológico”. Perceba... Como você cria o futuro em sua mente¿ Desejando. Você quer fazer alguma coisa amanhã – você criou o amanhã; caso contrário, o amanhã não está ainda em lugar nenhum, ele ainda não veio.
O homem que vive no futuro vive uma vida falsa. Ele não vive realmente, ele somente finge viver. Ele espera viver, ele deseja viver, mas ele nunca vive. E o amanhã jamais chega, é sempre hoje. E seja o que for que venha, é sempre agora e aqui, e ele não sabe como viver aqui-agora; ele sabe somente fugir do momento presente. O modo de fugir é chamado de “desejo” – essa é a palavra de Buda para aquilo que é uma fuga do presente, do real para o irreal.
O homem que deseja é um escapista.
Ora, é muito estranho que os meditadores sejam vistos como escapistas. Isso é um completo absurdo. Somente o meditador não é um escapista – todo o resto é.
Meditação quer dizer “sair do desejo, sair dos pensamentos, sair da mente”. Meditação quer dizer “relaxando no momento”, no presente. Meditação é a única coisa na qual você não está fugindo do mundo, embora seja vista como uma fuga. As pessoas que condenam a meditação sempre condenam com o argumento de que ela é uma fuga, uma fuga da vida. Elas estão simplesmente falando bobagem; não compreendem o que estão dizendo.
Meditação não é uma fuga da vida: ela é uma fuga para dentro da vida. A mente é fuga da vida, desejo é fuga da vida.

Então, por alguns momentos, olhe para dentro e penetre a vida que está pulsando a cada momento... Não fuja da vida; penetre o momento presente e receba todas as bênçãos da existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.