6 de set. de 2013

Dhammapada - Pensamentos errantes


Sutra:
Assim como o arqueiro apara e afia sua flecha,
O mestre corrige seus pensamentos errantes.

Há uma famosa parábola tibetana:
Um homem serviu a um mestre durante muitos e muitos anos. Mas o serviço não era puro: havia uma motivação nele, um objetivo. Ele queria um segredo do mestre – o segredo de como fazer milagres. E com esse desejo oculto o homem estava servindo ao mestre dia após dia. Ele tinha medo de dizer qualquer coisa sobre o seu motivo, mas o mestre o estava observando continuamente.
Certo dia, o mestre lhe disse: “Por favor, é melhor que você deixe a sua mente falar, porque eu estou continuamente vendo um motivo em todo o serviço que você me presta. Seu serviço não é feito por amor; certamente não é por amor. Eu não vejo nenhum amor no que você faz. E não vejo nenhuma humildade. É uma espécie de suborno. Assim, por favor, diga-me: o que você quer”?
E o homem disse: “Eu quero o segredo de fazer milagres”.
Então por que você perdeu tanto tempo? respondeu o mestre. Você poderia ter me dito no primeiro dia que chegou. Você se torturou e me torturou também, porque eu não gosto de ter pessoas que têm motivos ao meu redor. Elas são feias de se ver. Elas basicamente são gananciosas, e a ganância as torna feias. O segredo é simples... Por que você não me pediu no primeiro dia? Este é o segredo...
O mestre, então, escreveu um pequeno mantra num pedaço de papel, apenas três linhas:

Buddham sharanam gachchhami,
Sangham sharanam gachchhami,
Dharmmam sharanam gachchhami.

E isto quer dizer: “Eu vou aos pés de Buda; eu vou aos pés da comunidade de Buda; eu vou aos pés de Dhamma, da lei suprema”.
E o mestre disse ao homem: Leve esse pequeno mantra com você, repita-o cinco vezes – apenas cinco vezes. É um processo simples. Basta lembrar-se de uma condição enquanto estiver repetindo: tome um banho, feche a porta, sente-se silenciosamente – e, enquanto estiver repetindo o mantra, não pense em macacos.
Que absurdo é esse que você está dizendo? - disse o homem. Em primeiro lugar, por que eu pensaria em macacos? Jamais prestei atenção em macacos em toda a minha vida!
Isso fica por sua conta, mas eu tenho de lhe falar sobre a condição. Foi assim que o mantra me foi transmitido, com essa condição. Se você nunca pensou em macacos, tanto melhor. Agora vá para casa e, por favor, não volte nunca mais. Você tem o segredo, sabe a condição. Aceite a condição e você terá poderes miraculosos; seja o que for que queira fazer, você é capaz... Você pode voar no céu, pode ler os pensamentos das pessoas, pode materializar coisas e assim por diante.
O homem, então, correu para casa; ele até esqueceu-se de agradecer ao mestre. Mas é assim que a ganância funciona; ela não sabe o que é agradecimento, não sabe o que é gratidão. A ganância é absolutamente inconsciente da gratidão. A ganância é um ladrão, e os ladrões não agradecem as pessoas.
Então, o homem saiu correndo, mas ficou muito intrigado. Mesmo no caminho para casa, os macacos começaram a aparecer em sua mente. Ele viu muitas espécies de macacos, pequenas e grandes, e de boca vermelha e de boca preta. E ele ficou muito intrigado, “O que está acontecendo”? Na verdade, ele não estava pensando em nada mais além de macacos. E eles estavam se tornando cada vez maiores.
Ele foi para casa, tomou um banho, mas os macacos não o deixavam. Ele nem tinha entoado o mantra ainda, ele estava simplesmente se preparando... E, quando ele fechou as portas, a sala estava cheia de macacos. O homem fechava os olhos e lá estavam os macacos, ele abria os olhos e lá estavam os macacos. Ele não podia acreditar no que estava acontecendo. A noite toda ele tentou. Tomava banho e depois tentava e fracassava; fracassava completamente.
De manhã, ele foi ao mestre, devolveu o mantra e disse: “Guarde esse mantra com você. Isso está me levando à loucura! Não quero mais fazer nenhum milagre. Mas, por favor, me ajude a me livrar desses macacos”!
Perceba... Como é tão difícil se livrar de um único pensamento! E se você quiser se livrar dele, a coisa se torna ainda mais difícil, porque quando você quer se livrar de um pensamento é um momento muito decisivo – afinal, quem é o mestre, a mente ou você? A mente tentará de todo modo possível provar que ela é o mestre e não você.
O mestre (você) tem sido escravo durante séculos, e o escravo (a mente) tem sido o mestre durante milhões de vidas. Agora o escravo (a mente) não consegue abrir mão de todos os seus privilégios e prioridades facilmente. Ele vai lhe oferecer grande resistência.
Então, experimente! Hoje, ao chegar em casa, tome um banho, fecha a porta, sente-se silenciosamente e repita um mantra – Om Shanti, por exemplo, apenas cinco vezes, mas não deixe os macacos chegarem perto de você.
E você pode até rir do pobre homem, mas você ficará surpreso... Aquele homem ganancioso que não consegue aquietar a mente é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.