21 de jun. de 2013

O Todo V

Aristóteles

Relaxe seus olhos e penetre até as raízes mais profundas do seu ser. Procure deixar para trás todas as palavras e caminhe em silêncio...
Sempre que alguém está enraizado no âmago mais profundo do seu ser, que é uno, não existe nenhuma brecha. Você não pode penetrar num homem como esse. As espadas não podem atingi-lo, o fogo não pode queimá-lo. Como você pode destruir o supremo? Você pode destruir o momentâneo, você pode destruir a onda, mas como você pode destruir o oceano? Você pode destruir o indivíduo, mas não pode destruir a alma. A forma pode estar morta, mas e o sem forma...? Como você vai matar o sem forma? Onde você vai encontrar uma espada que possa matar o que não tem forma?
Aconteceu... Alexandre estava voltando da Índia quando de repente lembrou-se de Aristóteles, seu professor, um dos maiores lógicos que já existiu.
Aristóteles é a fonte original de toda estupidez ocidental, ele é o pai. Ele criou a mente lógica. Ele criou a análise, ele criou o método da dissecação, criou o ego e o indivíduo, e foi o professor de Alexandre.
Ele disse a Alexandre que trouxesse um místico Hindu quando ele voltasse, porque os opostos são sempre interessantes. Ele devia estar profundamente interessado – o que é esse místico Hindu? Que tipo de homem vive além da lógica, que diz que existe somente um, não dois, que junta todas as contradições e paradoxos, cuja atitude toda é de síntese, e não de análise? Que tipo de homem ele pode ser?
Então ele disse a Alexandre: “Quando você voltar traga consigo um místico hindu. Gostaria de ver um. Um homem que vive além da mente e diz que há algo além da mente, é um fenômeno raro”.
Aristóteles nunca acreditou que poderia haver algo além da mente. Para ele a mente era tudo.
Quando Alexandre estava voltando, ele de repente se lembrou. Então pediu aos seus soldados para encontrar um grande místico hindu, um santo, um sábio. Eles perguntaram na cidade. E disseram: “Sim, às margens do rio há um homem nu. Há anos, ele está lá, e nós achamos que ele é um místico. Nós não temos certeza, porque ele não fala muito, e nós não temos certeza, porque nós não o entendemos muito. Tudo o que ele diz parece muito ilógico. Talvez seja verdade, talvez não seja”.
Alexandre disse: “Este é o homem certo. Meu mestre, que criou a lógica, gostaria de conhecer este homem ilógico. Vão e digam a ele que Alexandre o está convidando”.
Os soldados foram e disseram a esse homem nu que Alexandre, o Grande, o estava convidando; ele seria um convidado real, todo o conforto e conveniência seriam dados a ele, então ele não devia se preocupar.
O homem começou a rir e disse: “O homem que chama a si mesmo de Grande é um tolo. Vá e diga que não faço companhia a tolos. É por isso que estou aqui sozinho há muitos anos. Se eu quisesse a companhia dos tolos, você acha que a Índia tem menos tolos que seu país? A cidade está cheia deles”.
Os soldados ficaram muito perturbados, mas tinham que relatar o que o sábio dissera. Alexandre perguntou o que o homem havia dito – Dandami era o nome deste homem. Alexandre usou o nome Dandami em seus relatórios. Alexandre se sentiu incomodado, mas essa era a última aldeia antes da fronteira, eles iam deixar a Índia. Então ele disse: “É melhor que eu vá e veja eu mesmo que tipo de homem ele é”.
Então ele foi com a espada desembainhada e disse: “Siga-me, ou eu corto a sua cabeça agora. Eu não acredito em discussão, eu acredito em ordens”.
O homem riu e disse: “Corte – não espere! A cabeça que você vai cortar eu já cortei há muito tempo. Isso não é novidade, já estou sem cabeça. Corte-a, e eu digo que, quando a cabeça cair na terra, você vai vê-la cair e eu também vou vê-la cair, porque eu não sou a cabeça”.

O homem iluminado, desperto, pode ser queimado, mas ainda assim o homem desperto não pode ser queimado. A forma está sempre no fogo. Ela já está queimando. Mas o sem forma não é tocado por nenhum fogo. De onde vem este poder, de onde vem essa vitalidade? Eles se escondem no Tao secreto. Tao significa a grande natureza, Tao significa o grande oceano, Tao significa a grande fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.