27 de abr. de 2013

Os três amigos IV



Sutra:
Os homens podem viver juntos e não saber nada sobre a vida? Trabalhar juntos e não produzir nada? Eles podem voar pelo espaço e se esquecer de que existe o mundo sem fim? Os três amigos olharam uns para os outros e desataram a rir...

Perceba... Sempre que você faz uma pergunta profunda, nenhuma resposta é necessária. Tudo o que é necessário é ficar com a pergunta. Não se mova para lá e para cá, fique com a pergunta e espere. A própria pergunta se tornará a resposta.
Sim, vivemos sem saber o que é a vida. Sim, vivemos juntos sem saber o que é união. Sim, vivemos esquecendo completamente que existimos. Ficamos voando em círculos no céu sem saber para onde vamos nem por que.
Somente um tolo pode responder a essa pergunta.
A situação toda é tão absurda. Na realidade, vivemos sem saber o que é a vida; nós existimos sem nos dar conta da existência, nós empreendemos a jornada sem saber de onde viemos ou para onde vamos ou por que viajamos.
A vida é um mistério e sempre que você enfrentar um mistério, a risada irá surgir. Como você pode responder a um mistério?

Assim eles ficaram mais amigos do que antes.
Isso é lindo. Sempre que existe uma explicação, surge a inimizade, sempre que você acredita em algo você fica dividido. A crença cria o conflito. O mundo inteiro está dividido por causa da crença. Você é um hindu e alguém é muçulmano, e vocês são inimigos. Por que vocês são inimigos? Por causa da crença. A crença cria o conflito; explicações tolas, ideologias criam conflitos, guerras.
Veja só: se não existir uma explicação, quem é hindu e quem é muçulmano? E como vocês podem lutar? Para quê? Os homens sempre lutaram por causa de filosofias, derramando sangue, matando uns aos outros, apenas por crenças tolas.
E se você olhar as crenças, você pode ver a loucura – não das suas, mas das crenças dos outros. Sua crença é algo sagrado, mas as de todas as outras pessoas parecem tolas.
Todas as crenças são tolas. Você não pode ver a sua própria porque está muito próxima. Na verdade, as explicações são tolas, estúpidas.

Eu ouvi...
Um bando de pássaros voava para o sul na época do inverno. Um pássaro na traseira perguntou a outro: “Por que é que nós sempre seguimos esse líder idiota?”
O outro disse: “Em primeiro lugar, todos os líderes são idiotas”. Caso contrário, quem iria liderar? Só os tolos estão sempre prontos para liderar. Um sábio hesita. A vida é tão misteriosa – não é um caminho pronto. Como você pode liderar? Então o pássaro disse: “Em primeiro lugar, todos os líderes são idiotas e, em segundo lugar, ele tem o mapa, então todos os anos temos que segui-lo”.
Mas perceba... A vida não tem mapa e não existe possibilidade de se fazer um mapa. Sem explicações, como você pode ficar dividido? Se não houver nenhuma explicação, o mundo será um só. Mas existem milhões de explicações, milhões de fragmentos.
Então, olhe para o mistério e ria, e a humanidade é uma só. E então não há necessidade de dizer que os cristãos são irmãos dos hindus, que os hindus são irmãos dos muçulmanos.
Em primeiro lugar, divida-os por crenças, deixe-os doentes e, em seguida, forneça remédios – todos vocês são irmãos. Você já viu irmãos? Eles brigam mais do que inimigos! Então, para que torna-los irmãos?
O homem briga por causa das explicações. Todas as brigas são tolas. O homem briga por suas bandeiras. Que tipo de loucura, que tipo de maluquice existe no mundo? Brigam por bandeiras, por crenças, por ideologias?
Se você quer realmente ser um amigo, não tenha explicações e nem conclusões, não acredite em nada. E então você não fica dividido, então a humanidade é uma só, então não há nenhuma barreira.
E o amor existe não através da mente, ele existe através do sentimento.
Por isso eles riram. O riso vem do coração, o riso vem da barriga, o riso vem do ser total. Quando três pessoas riem, elas se tornam amigas. Quando três pessoas choram, elas se tornam amigas. Mas quando três pessoas debatem, tornam-se inimigas.

Um comentário:

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.