10 de ago. de 2016

A vida é o único Deus


A mensagem de hoje é muito simples. Viva a vida tão perigosamente quanto possível. Viva a vida totalmente, intensamente, apaixonadamente, porque, exceto a vida, não existe nenhum outro Deus.
A vida é, sempre foi, sempre será. Então, permita-se... Permita-se ser possuído pela vida.
As assim chamadas religiões do passado vêm lhe dizendo justamente o oposto. Elas dizem: “Renuncie”. Mas você tem de celebrar. Elas negam a vida, mas você tem de afirmar. Elas dizem que a vida é algo ilusório, e elas criam uma ideia abstrata de Deus, o qual nada mais é do que uma projeção de suas próprias mentes. E elas cultuam essa projeção.
E a vida é uma realidade. Você a sente no pulsar de seu coração, no pulsar de seu sangue, ela está em tudo – nas flores, nos rios, nas estrelas. E eles dizem que isso tudo é maya – ilusão. Eles dizem que a vida é feita da mesma substância de que são feitos os sonhos. E eles criam um Deus – e é claro, todo mundo cria um Deus que reflete a sua própria imagem. E assim têm existido milhares de deuses.
Tudo é sua imaginação. Você pode fazer um deus com quatro cabeças, com quatro braços. Depende de você. É o seu jogo. E essas pessoas têm estado falando... envenenando a mente dos outros.
A vida é a única realidade que existe. Não existe nenhum outro Deus a não ser a vida. Assim, permita-se ser possuído pela vida em todas as suas formas, cores, dimensões – todo o arco-íris, todas as notas musicais. Se você puder conseguir essa coisa tão simples... E é simples porque é apenas uma questão de deixar acontecer. Não force o rio, deixe que ele o leve até o oceano. Ele já está a caminho. Relaxe, não fique tenso nem tente ser espiritual. Não crie qualquer divisão entre matéria e espírito. A existência é uma só, a matéria e existência são os dois lados da mesma moeda. Relaxe, descanse, e siga com o rio...
Seja um jogador, não seja um homem de negócios, e você conhecerá mais a Deus, porque o jogador pode correr riscos. O jogador não é calculista, ele pode arriscar tudo aquilo que possui. Mas a excitação do jogador quando ele aposta tudo e espera... O que vai acontecer agora¿ Este exato momento – essa pausa -, pode tornar-se uma transformação interna.
Seja um bêbado, embriagado com a vida, com o vinho da existência. Não permaneça sóbrio. A pessoa sóbria permanece morta. Beba o vinho da vida. Ele tem tanta poesia e tanto amor e tanto néctar. Você pode trazer a primavera a qualquer momento. Simplesmente chame a primavera e deixe que o sol e o vento e a chuva penetrem você.
E isso não é negar Deus, é trazê-lo para uma perspectiva real, mais perto de você, mais próximo do que seu próprio coração – porque ele é o seu próprio ser, não é algo separado, algo distante, algo lá no céu, mas aqui e agora.
Eu estou tentando destruir a própria ideia do lá e depois. Toda a minha visão é do aqui e agora, porque não existe outro lugar além do aqui, e não existe outro tempo além do agora.

A vida é o único Deus.

Obs: Este texto foi publicado em 2011 e revisado em agosto de 2016

Um comentário:

  1. Aprendo sempre com esses testos.cada dia a vida se torna mais simples e mais vivida para mim.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.