15 de ago. de 2016

O tédio é um grande começo



Em profundo silêncio, olhe dentro e observe...
Observe seu entusiasmo pela vida...

Perceber que se você está simplesmente entediado consigo mesmo, se deseja mudar de vida, adotar novos hábitos e ver o mundo com uma visão clara, de modo diferente, é uma grande descoberta. Muito poucas pessoas percebem que estão entediadas, e elas estão entediadas, absolutamente entediadas. Todos sabem e percebem, exceto elas mesmas. Saber que se está entediado é um grande começo, mas algumas implicações precisam ser percebidas.
O homem é o único animal que sente tédio, mas isso é um grande privilégio. Isso faz parte da dignidade dos seres humanos. Você já viu algum búfalo entediado, um burro entediado? Eles não ficam entediados! Tédio significa simplesmente que a sua maneira de viver está errada – consequentemente isso pode se tornar um grande evento – a compreensão de que “eu estou entediado” e alguma coisa precisa ser feita, alguma transformação se faz necessária.
Portanto, não pense que sua sensação de tédio é ruim, é um bom sinal, um bom começo. Mas não pare aí.
Por que nos sentimos entediados? Sentimos muito tédio porque temos vivido em padrões mortos, padrões que nos foram dados pelos outros. Renuncie a esses padrões! Saia desses padrões! Comece a viver por si mesmo.
Somente a pessoa autêntica não sente tédio; a pessoa falsa, que vive com uma máscara colada em seu rosto, necessariamente se sente entediada.
Perceba... Nossas verdadeiras vidas permanecem reprimidas e começamos a simular uma vida irreal. E é essa vida irreal que cria o tédio. Se você está fazendo aquilo a que estava destinado, você nunca ficará entediado.
Não é uma questão de dinheiro, poder e prestígio: a questão é o que você, intrinsecamente, deseja fazer. Faça sem levar em consideração os resultados, e o seu tédio desaparecerá.
Você deve estar seguindo ideias de outros, você deve estar fazendo as coisas da maneira certa. Essas são as pedras fundamentais do tédio.
A humanidade inteira está entediada, porque a pessoa que queria ter sido um místico é um matemático, a pessoa que queria ter sido um matemático é um político, a pessoa que queria ter sido um poeta é um homem de negócios. Todos estão em algum outro lugar. Ninguém está onde deveria estar. Temos que arriscar. Se você estiver pronto para correr o risco, o tédio pode desaparecer em um único instante.
Você está entediado porque não tem sido sincero consigo mesmo, não tem sido honesto consigo mesmo, não tem sido respeitoso com o seu próprio ser.

E você diz:
Sinto-me sem ânimo
Como sentir ânimo? O ânimo só flui quando você está fazendo aquilo que deseja fazer, seja lá o que for.

Vincent Van Gogh foi imensamente feliz simplesmente pintando. Nem um só quadro foi vendido, ninguém jamais o apreciou; ele vivia faminto, estava morrendo, porque seu irmão estava dando a ele apenas uma pequena quantia de dinheiro para que ele pudesse, pelo menos, sobreviver. Quatro dias por semana ele jejuava, e três dias por semana ele comia. Ele tinha que jejuar durante esses quatro dias, porque, senão, como poderia conseguir suas telas, tintas e pincéis? Mas ele era imensamente feliz – sua energia estava fluindo.
Ele morreu com apenas trinta e três anos. Ele cometeu suicídio; mas o seu suicídio é muito melhor do que muitas assim chamadas vidas, porque ele cometeu suicídio somente quando ele havia pintado aquilo que desejava pintar. No dia em que ele terminou um quadro que representava o pôr do sol, o qual havia sido seu maior desejo, ele escreveu uma carta dizendo: “Meu trabalho está cumprido, estou realizado. Estou deixando este mundo imensamente satisfeito”. Ele cometeu suicídio, mas viveu totalmente, queimou a vela da vida de ambos os lados, simultaneamente, com tremenda intensidade.

E Osho diz:
Você pode viver cem anos, mas sua vida será apenas um esqueleto ressequido, um peso, um peso morto.
Quando digo “aceite a si mesmo”, não estou dizendo para aceitar o seu padrão de vida – não me interprete mal. Quando digo “aceite a si mesmo”, estou dizendo “rejeite tudo o mais e aceite a si mesmo”. Mas não interprete isso a sua própria maneira.
Rejeite tudo o que foi imposto a você. Aceite o seu ser mais íntimo, o qual você trouxe do além, e assim você não sentirá que está deixando de viver algo. No momento em que você aceita a si mesmo, incondicionalmente, de repente, uma explosão de felicidade acontece. Sua energia começa a fluir e a vida se torna um verdadeiro êxtase.

Ainda dá tempo! Saia da prisão que você tem vivido até agora. Isso requer apenas um pouco de coragem. E não há nada a perder, lembre-se. Você pode apenas perder suas correntes; você pode perder seu tédio, pode perder essa constante sensação de alguma coisa faltando. O que mais você pode perder? Saia dessa trilha e aceite o seu próprio ser; sua responsabilidade é apenas para com você mesmo.

Seja responsável – e quando eu uso a palavra “responsável”, por favor, não estou me referindo a obrigações, responsabilidades; estou simplesmente usando a palavra no sentido literal: responder á realidade, ser responsável.
Você deve está vivendo uma vida irresponsável, cumprindo com todo o tipo de responsabilidades que os outros esperam que você cumpra. O que você tem a perder? Você está entediado – esta é uma ótima situação. Você está perdendo o entusiasmo pela vida. O que mais você precisa para sair da prisão? Pule fora disso, não olhe pra trás.

Eles dizem: pense duas vezes antes de pular. Eu digo: pule primeiro e depois pense o quanto você quiser!

Obs: Texto publicado em Novembro de 2011 e revisado em Agosto de 2016

Um comentário:

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.