6 de set. de 2016

Arrisque tudo


A vida exige enorme coragem. Os covardes apenas existem, eles não vivem, porque toda a vida deles é orientada pelo medo, e uma vida orientada pelo medo é pior que a morte. Eles vivem em um tipo de paranoia, eles têm medo de tudo e não apenas de coisas reais, eles temem coisas irreais também – medo do inferno, de fantasmas. Temem mil e uma coisas que eles próprios, ou outros como eles, imaginaram.
A coragem é o primeiro passo a ser aprendido. Apesar de todos os medos, temos que começar a viver. E por que é preciso coragem para viver? Porque a vida é insegurança. Se você fica preocupado demais com proteção, segurança, você permanecerá confinado a um pequeno cantinho, quase que em uma prisão, construída por você mesmo. Será seguro, mas não será vivo – não terá aventura, não terá êxtase.
A vida consiste em explorar, entrar no desconhecido, alcançar as estrelas.
Não sacrifique sua vida por pequenas coisas – dinheiro, segurança – nada disso tem valor. Cada um deve viver sua vida tão totalmente quanto possível - somente então surge a alegria.
Aqueles que realmente desejam viver têm que correr muitos riscos. Têm que se mover sempre no desconhecido e aprender uma das lições mais fundamentais da vida: que não existe lar, que a vida é uma peregrinação – sem começo, sem fim. A vida é um movimento constante, nunca chega a qualquer fim – é por isso que a vida é eterna.
A morte tem um começo e um fim, mas você não é morte, você é vida.
A morte é uma concepção errada. As pessoas criam a morte porque anseiam por segurança. É o desejo por segurança que cria a morte, que o faz temer a vida, que o faz hesitar em penetrar o desconhecido.
O único alimento da vida é o risco; quanto mais você arrisca, mais você está vivo. E uma vez que você compreenda isso - não por desespero, não por impotência, mas por uma consciência meditativa – uma vez que compreenda isso, você fica entusiasmado pela absoluta beleza dessa possibilidade.
O homem pode receber com desespero o fato de ficar sem lar, por a vida não ter segurança, mas aí perde-se todo o ponto.
Os Budas também chegaram à mesma conclusão, mas em lugar de ficarem tristes, eles deram um salto para o desconhecido. Aceitaram que isso faz parte da própria natureza da vida. E entenderam como é belo a vida ser insegura, porque então existe a possibilidade de explorar; então existe a possibilidade de se deparar com o novo; então existe a possibilidade de surpresas. Se fosse tudo certo, garantido, predestinado, não haveria nenhuma emoção, nenhuma dança.
E esse é todo o meu ensinamento. Eu não lhe dou uma meta, não lhe dou nem mesmo um senso de direção. Eu simplesmente o torno consciente da realidade da vida – o que ela é, como ela é.
Então, você tem a possibilidade de entrar em sintonia com a vida. Acompanhe a vida sem desejos pessoais, sem ideias de como a vida deveria ser. Deixe-a como é, relaxe.
Perceba... Nossas casas parecem mais sepulturas. Estamos preocupados demais com segurança. E uma excessiva preocupação com segurança mata, porque a vida é insegura. É assim! Nada pode ser feito sobre isso; ninguém pode tornar a vida segura.
Todas as seguranças são falsas, todas as seguranças são imaginárias. Uma pessoa o ama hoje – amanhã, quem sabe? Como você pode estar seguro sobre o amanhã? Você pode ir ao cartório e estabelecer um vínculo legal, pelo qual ele ou ela continuará sendo seu marido ou sua esposa amanhã também por causa dos vínculos legais, mas o amor pode desaparecer. O amor não conhece a lei. E quando o amor desaparece, a esposa permanece esposa e o marido permanece marido, então existe uma morte entre eles.
Por causa da segurança criamos o casamento. Por causa da segurança criamos a sociedade. Por causa da segurança sempre percorremos um caminho já aberto.
Mas a vida é selvagem. O amor é selvagem. E Deus é absolutamente selvagem. Ele jamais virá aos seus jardins, eles são demasiado humanos. Ele jamais será encontrado nos seus caminhos que estão prontos. Ele é selvagem.
Lembre-se, a vida é selvagem.

5 comentários:

  1. e as pessoas tem muito medo destas verdades, principalmente quem vive de mentiras..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, pessoas hipócritas, principalmente as que vivem em igrejas, elas não vão até elas para adorarem a Deus, mas para verem e serem vistas, ficam enganando a todos e todos como que sabem disso... e se torna um concurso de hipocrisia social, quem finge mais, leva o troféu.

      Excluir
  2. Osho é sensacional!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.