13 de nov. de 2010

Vipassana 1

A meditação Vipassana pode ser feita de algumas maneiras diferentes.
Nessa variação ela compreende duas (2) etapas.

Primaira etapa: 45 minutos
Sentado.
Encontre uma posição confortável, na qual você possa ficar quieto. Caso você precise mudar de posição, está bem; apenas faça isso com delicadeza e conscientemente. Com os olhos fechados, observe o movimento de subida e descida da inspiração e da expiração no ponto um pouco acima do umbigo. Muitas coisas desviarão sua atenção da respiração. Quando isso acontecer, retorne gentilmente sua atenção para a respiração.

Segunda etapa: 15 minutos
Caminhando
Esse é um caminhar lento e natural. Em lugar da respiração, agora o objeto primário de sua observação são seus pés tocando o chão enquanto caminha. Mantendo os olhos baixos, olhando o chão alguns passos à sua frente.


Comentários
Vipassana é a modalidade de meditação que mais tem contribuído para a iluminação das pessoas em todo o mundo porque é a própria essência. Não é possível tirar nada dela, assim como não é possível acrescentar-lhe nada para melhorá-la.
Vipassana é tão simples que até mesmo uma criança pequena é capaz de praticá-la. Na verdade uma criança muito pequena é capaz de fazê-la melhor que você, porque essa criança não foi entulhada com o lixo mental, sendo ainda pura e inocente.

Um comentário:

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.