14 de nov. de 2010

Vipassana 2

Uma outra maneira de praticar a meditação Vipassana compreende quatro (4) etapas.

Primeira etapa: 15 minutos
Caminhar
Nessa primeira etapa você deve perceber suas ações, pensamentos e emoções. Ao caminhar você deve fazê-lo com percepção.
Fique atento aos movimentos do seu corpo.
O mesmo se aplica à sua mente. Sejam quais forem os pensamentos que passam pela sua tela mental, seja apenas um observador. Sejam quais forem as emoções que passam pelo seu coração, seja apenas uma testemunha - não se envolva, não se identifique, não avalie o que é bom ou o que é ruim. Isso não faz parte da sua meditação.

Segunda etapa: 15 minutos
Respirar / Deitado
Nessa etapa você passa a perceber a respiração. Quando o ar entra no seu corpo, seu abdômen sobe e, quando o ar sai, seu abdômen torna a descer e se acomodar. É preciso então estar atento à barriga: aos movimentos que ela faz ao subir e descer. A própria percepção do abdômen subindo e descendo basta.

Terceira etapa: 15 minutos
Respirar / Sentado.
Nessa etapa você passa a perceber a entrada do ar pela respiração - quando o ar entra pelo nariz. Procure sentir o ar tocando a parte interna do nariz. Sinta a respiração nesse extremo - a outra polaridade do abdômen. Sinta o ar entrando pelo nariz. O ar que entra produz uma sensação refrescante em suas narinas. Depois, o ar começa a sair... O ar entra, depois sai.

Quarta etapa: 15 minutos
Relaxar / Deitar
Simplesmente deite, entregue-se e deixe ir...

Comentários
À medida que a meditação se estabelece e a mente silencia, o ego desaparece. Você estará presente, mas não haverá nenhum sentimento de "eu". Então as portas se abrem.
Basta esperar, com um desejo afetuoso, com o coração pronto para receber esse grande momento, o maior da vida de qualquer pessoa: o momento da iluminação.
Ele virá... sem dúvida alguma virá. Nunca se atrasou um único momento. Se você estiver devidamente em harmonia, ele explode de repente dentro de você, transformando toda a sua vida.
Seu antigo eu morre e um novo eu terá chegado.

Um comentário:

Sua opinião é importante para mim. Deixe sua mensagem.